Como o setor de serviços pode sobreviver à crise econômica causada pela pandemia da Covid-19 e se preparar para o período pós-quarentena? São perguntas importantes e muito pertinentes ao momento. É que um levantamento feito Cielo, principal empresa de serviços financeiros do Brasil e líder do segmento de pagamentos eletrônicos na América Latina, mostra que, devido à pandemia, o faturamento do varejo brasileiro caiu 27,5% desde março. No setor de serviços, segundo a pesquisa, a situação é ainda mais grave, com queda de 60% desde março, comparado ao mesmo período do ano anterior. 


Para abordar esses e outros assuntos, a Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda, da Universidade Federal Fluminense (UFF), promove no próximo dia 15 de julho, quarta-feira, às 18 horas, um webinar com o tema “Retomada do Setor de Serviços pós-pandemia”. Conduzido pelos professores Andrei Bonamigo e Newton Narciso Pereira, o webinar  - que será transmitido pela página fb.com/formacaoexecutivauff - é voltado para profissionais do setor terciário. “O mercado, durante a pandemia e pós-pandemia, demanda profissionais com novas habilidades”, justifica Bonamigo, salientando a importância de se preparar para os desafios que já batem à porta. 
    
Curso de Formação Executiva
O webinar faz parte das atividades do curso remoto de Formação Executiva da UFF, que terá início no dia 31 de julho com uma aula inaugural. O curso, que tem duração prevista de até quatro meses, é voltado para profissionais que anseiam por qualificar suas equipes para os maiores desafios da gestão atual nos meios industriais e de serviço. “Ao final, o curso garante aos participantes um certificado chancelado pela UFF, que é uma das vinte melhores universidades do Brasil”, salienta Bonamigo, acrescentando que, para tal, a unidade de ensino reuniu um time seleto de autoridades acadêmicas e profissionais com ampla experiência de mercado. 


“É uma formação adaptada para os desafios”, explica Newton Pereira, frisando que o curso conta com metodologia personalizada e fornece aos inscritos as teorias e experiências práticas para que possam promover mudanças em suas organizações. “Como gestor executivo, o profissional poderá ser mais efetivo na área industrial, de negócios, comércio e serviços, seja dentro de sua própria empresa ou em posições de liderança em outras organizações”, pontua. 


Transmitida ao vivo por uma plataforma profissional para videoconferências, a aula inaugural contará com a participação de grandes nomes do setor, como Rosane Santos, presidente do Instituto Nissan e gerente-sênior de Sustentabilidade da Nissan na América Latina; José Luiz Baroni, diretor comercial da HEC Automação; Márcio Adriano Coelho da Silva, diretor de Produção de Combustível Nuclear das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e Luiz Paulo Tostes Coimbra, presidente da Unimed Volta Redonda. 


As aulas serão ministradas ao vivo por videoconferência. Para os cursos de qualificação, serão 160 horas de curso, sendo 96 de aulas interativas e 64 horas de atividades extraclasse. Já para os cursos de aperfeiçoamento, serão 40 horas, sendo 24 de aulas interativas e 16 horas de atividades extraclasse. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site www.fexuff.com.br.