O Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense divulgou nessa quinta-feira (04) em seu boletim, a informação de que a CSN - Companhia Siderúrgica Nacional apresentou proposta aos trabalhadores para o pagamento de PPR (Programa de Participação nos Resultados) e do Acordo Coletivo (com validade até 2022). O Sindicato realizará um processo de votação digital nesta sexta-feira (05).

Segundo o boletim do Sindicato, a proposta da CSN para o pagamento da PPR/Abono-2019 é de 40% do Target (participação) para todos trabalhadores até o cargo de supervisor (1 salário). A primeira parcela de 50% a ser paga até cinco dias úteis apís aprovação. Segunda parcela de 50% a ser paga até o pagamento de setembro/2020. Já aos cargos de liderança, acima de supervisor, 40% do Target (1 salário). A primeira parcela de 40% a ser paga até cinco dias úteis após aprovação. Segunda parcela de 30%, até o pagamento de setembro de 2020. Já a terceira parcela de 30% até o pagamento de dezembro de 2020.

Quanto à PPR/Abono 2020, a proposta é de pagamento de 55% do Target para todos os trabalhadores (equivalente a 1,375 salário), em punica parcela, a ser paga em 9 de abril de 2021.

A companhia também apresentou proposta de acordo coletivo, com validade até 2022. A proposta da empresa é de reajuste salarial zero durante o período, distribuuição de cesta de natal, kit escolar e brinquedo de natal somente até o nível de supervisor. Para a carga extra no cartão alimentação estão previstos R$ 600, em duas parcelas, sendo a primeira de R$ 300, a ser paga cinco dias úteis após a aprovação do acordo e a segunda parcela a ser paga no dia 18 de dezembro de 2020 (sem participação do trabalhador). 

A proposta da empresa também prevê a implantação imediata do banco de horas, com prazo de 12 meses. Horas não compensadas nesse período serão pagas conforme bonificação determinada no acordo coletivo.

A votação será digital através do site www.votasmc.com.br/csn nesta sexta-feira (05), das  6h às 18h. O trabalhador terá que inserir o CPF e senha (que neste caso é o número da sua matrícula. Em seguida aparecerá uma tela com seu número de identificação e nome completo para sua conferência. Ao confirmar, o trabalhador é enviado para uma terceira tela onde vai aparecer a pergunta: Trabalhador da CSN. Você concorda com a proposta da empresa? com as opções de resposta SIM e GREVE.

A opção pela votação digital se dá pelas medidas de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus.