O movimento “Confronto de Mc’s” começa a realizar apresentações culturais nas escolas de Pinheiral. A primeira escola a receber o projeto foi o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) - campus Pinheiral. Na última quinta-feira (06/02) os alunos foram recepcionados com apresentações e a esperada batalha de MC’s. O projeto tem apoio da Prefeitura Municipal de Pinheiral por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.

As representantes do grêmio estudantil do IFRJ - campus de Pinheiral, Clara Castro e Lia Laporte, destacaram a importância de receber o movimento “Confronto de Mc’s” dentro da escola: “É muito importante essa troca de cultura, já que o Confronto de Mc’s valoriza a cultura negra dando espaço para a juventude mostrar o seu ponto de vista. Até porque, muitas vezes, na sala de aula a gente não tem essa oportunidade. Estudamos muito a cultura ‘europeizada’ e acabamos não conhecendo a nossa própria cultura. Então, este movimento é muito importante e temos o objetivo de manter essa parceria”, disse Clara, estudante do curso de Meio Ambiente.

“No ensino convencional não tem esse foco, então estes espaços são muito importantes para a gente ter essa troca de cultura”, completou Lia, estudante do curso de Tecnologia da Informação.

O coordenador de Políticas Públicas para a Juventude, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Silvio Nogueira, destacou o objetivo da ação: “Este trabalho que estamos realizando na Secretaria de Cultura visando as políticas públicas para a juventude tem como objetivo unir a juventude da cidade. Nosso ponto inicial é o Confronto de Mc’s, que é um movimento cultural estabelecido dentro da cidade e, através de uma parceria com o Grêmio Estudantil do IFRJ, iniciamos o projeto de levar o movimento para dentro das escolas, para mostrar e valorizar a cultura do Rap e do Hip Hop”, disse.

O presidente do movimento “Confronto de Mc’s”, Hugo Dias, destacou a importância da ação e falou da expectativa de realizar o evento em outras escolas de Pinheiral: “Este evento de hoje foi muito importante para entrar o ano de 2020 com o pé direito. Essa ação de acolhimento no IFRJ é muito importante, pois mostra para os jovens que estão chegando na escola e possibilita conhecerem que Pinheiral tem uma cultura que está unida com as escolas. Já estamos nos preparando para realizar ações como esta em outras escolas da cidade”, disse Hugo.