Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de Barra do Piraí lançou o BaDoPi Folia, dando início ao Carnaval no município, que se estenderá até terça, 25. Oficialmente, os festejos começaram na tarde de quinta, 20, no entanto, blocos de embalo passaram pela principal avenida da cidade antes desta data. Como de costume, se repetiu, nesta edição, a homenagem a uma personalidade do samba de Barra do Piraí. Em 2020, o agraciado foi Jorge João dos Santos, mais conhecido como Jorjão. A solenidade de abertura contou com a presença do vice-prefeito, João Antônio Camerano Neto, representando o prefeito Mario Esteves, que cumpriu agenda na capital fluminense.

Durante a abertura - realizada excepcionalmente na Praça Pedro Cunha, o Largo da Feira -, o homenageado, Jorjão, agradeceu pela comenda dada pelo Poder Executivo, em alusão aos serviços prestados por ele, no tocante à animação dos carnavais passados. A cada ano, Jorjão estava presente em blocos, conhecido como “sujos”, e que, em Barra do Piraí, levavam o nome de “Piranhas” e “Vergonha do Society”. Uma das principais personagens dele era a “Nega Maluca”, que, com irreverência, mostrava o empoderamento feminino.

“Fiquei muito feliz pelo reconhecimento por parte da Prefeitura de Barra do Piraí, através do voto popular dos representantes dos blocos de embalo e das escolas de samba. A folia é isso o que estão presenciando: a alegria de cada um. E cada um faz o que pode pelo carnaval; eu fiz o que pude e tenho orgulho das minhas personagens terem se eternizado, quando o mundo era mais irreverente. Ainda há espaço para o humor; e o bom humor deve imperar durante a maior festa popular do planeta”, disse Jorjão.

No primeiro ano, da atual gestão, o prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, optou em não promover o Carnaval, oficialmente, por pegar a prefeitura com dívidas exorbitantes. Nos anos seguintes, decidiu-se criar, através da Secretaria de Turismo e Cultura, a comenda à ilustres figuras do Carnaval. A primeira delas foi o bloco “Bandalheira” – que em 2020 completa 50 anos -; já em 2019, o agraciado, de forma póstuma, foi o conhecido Felipão; e, neste, a figura de Jorjão.

Para o vice-prefeito, João Camerano, iniciativas como esta dão a conotação de preocupação com o que já foi feito pela cidade, em termos de cultura. Além disso, Camerano foi enfático em dizer que, ao longo dos últimos anos, Barra do Piraí tem “voltado a ser o centro cultural do Sul Fluminense”, trazendo renda aos que estão envolvidos indiretamente com os festejos, como o Carnaval.

“Ano passado, o prefeito Mario Esteves emendou o Carnaval com os festejos de aniversário de Barra do Piraí. Neste ano, a festa está menor, mas com o mesmo brilho e a mesma graça. Quando proporcionamos eventos como este, mostramos que estamos preocupados com o que foi feito no passado, com vistas ao futuro, investindo no presente. E o lazer também faz parte deste momento”, completa o vice-prefeito.

Ao longo dos dias que seguem, o BaDoPi Folia trará grandes atrações, a níveis nacional e regional. Além disso, blocos de embalo e escolas de samba, passarão pela Avenida Governador Portela - principal palco do samba do município. A programação oficial está disponível nas redes sociais da prefeitura (Facebook.com/pmbpficial e Instagram: @pmbpoficial), bem como no site (barradopirai.rj.gov.br).