A Equipe Regional de Fé e Política do Sul Fluminense realizou no ultimo sábado, dia 07, o IV Encontro Regional de Fé e Política com o tema “ Natal e o Advento de uma Ecologia Integral”.  O encontro, de caráter ecumênico, aconteceu no salão da Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa e teve a assessoria do padre Ozanan, além da participação de cerca de 50 pessoas, representando os municípios de Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Quatis, Porto Real, Barra do Pirai e Pinheiral. Também estiveram presentes os padres Nilson e Djalma, 

 

Fundamentado no documento do Sínodo da Amazônia: Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral realizado em Roma, no Vaticano de 6 a 27 de outubro, o padre  Ozanan, que é também professor universitário, fez sua exposição focando especialmente no 4° capitulo denominado: novos caminhos de uma conversão ecológica. Como estudioso e pesquisador da mineração no Brasil, fez uma reflexão a partir de exemplos concretos  e dos efeitos  desastrosos e criminosos da mineração no país,  em especial na Amazônia e  em Minas Gerais. Ressaltou que a ecologia integral mexe com todos aspectos de nossa vida, começando pela nossa alimentação, diminuindo o consumo de carne e uso racional do nosso maior bem comum que é a água. Foi ressaltado que o documento do Sínodo dos Bispos  trata também do pecado ecológico - que é o pecado contra as gerações futuras.

 

Após a explanação do Padre Ozanan, os participantes em grupo aprofundaram qual  compromisso deveriam ser assumidos  para o advento de uma ecologia integral. Questões como o tratamento adequado do lixo/ coleta seletiva/ diminuir os descartáveis, valorizar os catadores de reciclados, trabalho de conscientização do cuidado com a casa comum (igreja, escolas e movimentos sociais), estudo comunitário sobre o Sínodo, cobrar do poder público coleta seletiva eficiente, defender candidaturas comprometidas com diálogo e debate nesta temática, foram levantados. 

 

Durante todo o evento aconteceram cânticos e  momentos de leitura bíblica, oração e reflexão. Todos os participantes consideraram muito positiva a iniciativa, que deu ânimo e mais conhecimento para a caminhada do dia a dia.