Comemorando 41 anos desde sua fundação, o Partido dos Trabalhadores vem firmando sua hegemonia no campo progressista nacional e se colocando como o mais importante partido da esquerda na América Latina. Confira a Carta Aberta divulgada pelo PT de Barra Mansa.

Carta Aberta

Partido dos Trabalhadores comemora 41 anos de existência em meio a uma das maiores crises vividas pelo país, que atinge de maneira brutal o povo trabalhador. 

Formado por militantes de esquerda, intelectuais e artistas, o PT surgiu sob o regime da ditadura, para ser agente de transformação da sociedade e promotor de mudanças na vida de trabalhadores da cidade e do campo, Em apenas quatro décadas, o PT se tornou o partido mais importante da história brasileira.

Nos governos Lula e Dilma (destituída do cargo por um golpe) o Brasil avançou. A fome diminuiu através do projeto Bolsa Família, o Programa Minha Casa Minha Vida possibilitou muitas famílias saírem do aluguel, milhares de alunos da classe popular entraram para a Universidade com a criação do Enem e do Pro-uni e o aumento real do salário mínimo, elevou o poder de compra do trabalhador.

Hoje, frente a um governo com traços fascista e genocida, vivemos em um país com a democracia reduzida, a retirada de direitos, o empobrecimento da população, a negação da ciência e perto de 240 mil mortes por Covid19 (lamentamos e solidarizamos com os familiares).  Os filiados e simpatizantes do PT, juntamente com toda a esquerda, estão juntos nas mobilizações e campanhas nas redes e ruas, pela vacinação em massa, gratuita, garantida pelo SUS. Nossa luta também é pela ampliação do Auxílio Emergencial, volta às aulas presenciais só com vacinas e pelo “Fora Bolsonaro, Mourão e seus aliados”. Jair Bolsonaro só chegou à presidência porque um golpe foi arquitetado e o juiz Sérgio Moro, como pivô, impediu que Lula fosse candidato. Hoje, sete processos já foram anulados por ausência de provas contra Lula. Reivindicamos que todos os demais processos sejam anulados pelo STF. #anulastf

Em Barra Mansa, comemoramos a volta do PT à Câmara de vereadores, fruto da construção partidária cotidiana e da participação ativa dos militantes. Parabenizamos e desejamos sucesso a Vereadora Professora Fernanda Carreiro. Esse espaço legislativo representa uma vitória em defesa das pautas e direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. O PT BM e o mandato da vereadora Fernanda será uma trincheira contra qualquer atitude do governo municipal que traga prejuízos e retrocessos para a população em geral, especialmente para a classe trabalhadora.

Por tudo o que o PT representa, principalmente para as pessoas mais vulneráveis, é que seguiremos lutando e defendendo o seu legado, não esquecendo jamais os motivos que fizeram com que hoje, tivéssemos um fascista no poder comprometendo a vida do povo.

“É preciso voltar a sonhar, a lutar e a atuar para reconstruir o país e seguir a marcha dos sonhos que forjaram a nossa estrela

Parabéns PT!!