O pagamento do IPTU em cota única com desconto de 15% vale até o dia 28 de fevereiro, tanto para imóveis residenciais quanto para comerciais em Resende. Ao todo, 33 mil contribuintes de Resende receberam ou devem retirar os carnês para quitar o imposto. Além da cota única, a Prefeitura também oferecerá a possibilidade de parcelamento em até 10 vezes, com 5% de desconto.

Os carnês começaram a ser entregues via correio no dia 10 de janeiro, mas também podem ser retirados na Divisão de Arrecadação Tributária (DAT), no Centro Administrativo da Prefeitura de Resende. Quem desejar pode ainda imprimir a segunda via do documento através do site oficial da Prefeitura. 

A Secretaria Municipal de Fazenda alertou os contribuintes de que as formas de acesso ao carnê de pagamento estão previstas no decreto nº 12669/19, apontando que o contribuinte deve procurar a repartição fiscal competente, caso não ocorra o recebimento do carnê pelo correio até a data limite para fazer os pagamentos. O secretário Paulo Roberto Russo destacou que a arrecadação do IPTU fica integralmente no município, sendo aplicado diretamente em obras e melhorias dos serviços.

O secretário disse também que, além do desconto de 15% para quem quitar o imposto em uma única vez, a prefeitura vai conceder uma redução de 5% para quem fizer o pagamento parcelado. Para isso, no entanto, é necessário que o contribuinte faça o pagamento das mensalidades sempre em dia, respeitando a data de vencimento impressa no carnê.

O IPTU pode ser quitado nas agências do Banco do Brasil, Itaú e Caixa Econômica Federal, além das casas lotéricas da cidade. Neste ano, previsão da Secretaria Municipal de Fazenda é que sejam arrecadados cerca de R$ 25 milhões.