A Secretaria de Saúde de Barra Mansa realizou na manhã desta quinta-feira, 27, a capacitação de 35 novos profissionais contratados em regime de urgência para atuar no combate à Covid-19. Entre os servidores estão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais e motorista.

 

De acordo com o secretário da Pasta,Sérgio Gomes, a contratação possibilitará a extensão nos horários de atendimento em quatro unidades de saúde.”A partir do dia 1º de setembro teremos quatro equipes distribuídas entre as unidades de saúde da Vila Orlandélia e da Bocaininha, na Sirene do bairro Boa Sorte e na Clinica da Família da Vista Alegre para atender aos pacientes  até às 22 horas, de segunda a sexta-feira. Nossa intenção é desafogar parte das demandas de atendimento da UPA Centro e da própria Santa Casa”, disse.

 

Também serão formadas três equipes itinerantes para percorrer locais estratégicos do município, com serviços de orientação e prevenção ao coronavírus, aferição de temperatura e distribuição de máscaras de proteção facial. “Este serviço será realizado inclusive aos fins de semana. Felizmente, conseguimos estruturar a rede pública de saúde para atender a contento os casos da Covid-19 em Barra Mansa. Porém, o cenário exige atenção e cuidados. Não dá para relaxar, por isto, o reforço nas informações de combate a pandemia”, analisou o secretário.

 A coordenadora do setor de Atenção Básica do município, Adriana Cristina Rodrigues Alves, explicou que os profissionais foram contratados pelo período de seis meses. “O contrato pode ser prorrogado por igual período, dependendo da necessidade. É mais uma estratégia de saúde que permitirá a melhoria nos serviços, principalmente, aos cidadãos que por motivos profissionais não têm como se consultar durante o dia. Alocamos as equipes em quatro unidades que permitem o atendimento, inclusive para moradores de outros bairros. Como por exemplo, a Sirene da Boa Sorte que terá condições para atender a Piteiras, São Luiz e Roselândia. O mesmo acontecerá com a Clinica da Família da Vista Alegre, que efetuará o atendimento aos moradores daquela região”, concluiu.