O Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis, por meio da Superintendência de Bem-Estar Animal, realizou na quinta-feira, 15 de setembro, a fiscalização de situação de maus-tratos contra uma égua, no Parque Mambucaba. A ação contou com o apoio da Secretaria Executiva do Parque Mambucaba e da Polícia Militar.
De acordo com o Bem-Estar, o animal estava muito debilitado e tinha uma lesão no olho. Além dos maus-tratos, o animal ainda estava sendo utilizado para transporte de carga excessiva de material, ação esta que também é considerada crime. A égua recebeu os primeiros cuidados, sendo medicada e recebendo curativo. Em seguida, o animal foi encaminhado para um lar temporário onde ficará disponível para adoção responsável. Na próxima semana, o animal receberá um chip de identificação.
O acusado de maus-tratos foi conduzido pela Polícia Militar e encaminhado para a Polícia Civil, que é a responsável pelo caso. A Prefeitura ressalta que maus-tratos a animais é crime previsto em lei (Lei Municipal nº 3771 de 2018/ Lei nº 9605 de 1998) e todos esses crimes devem ser denunciados para a polícia. Denúncias de maus-tratos também podem ser feitas à equipe do Bem-Estar pelo e-mail bemestaranimal@angra.rj.gov.br e devem conter fotos ou vídeos, um breve relato da situação e endereço com ponto de referência.