As equipes da empreiteira Santa Luzia, que estão construindo a nova ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, em Volta Redonda, avançaram na etapa de concretagem dos pilares que sustentarão a rampa de acesso da estrutura, com alguns deles já estando visíveis. De acordo com a empresa que foi a vencedora da licitação do Governo do Estado para assumir esta etapa da obra do Plano de Mobilidade Urbana, dois pilares já foram concretados e outros dois serão nesta terça-feira (27), na área ao lado do campo no bairro Aero Clube.
A quantidade total de pilares na construção da ponte é de 18. A previsão para conclusão dos seis que estão do lado do Aero Clube é o fim de outubro. Após a conclusão dos pilares e vigas em concreto armado, a previsão é que em novembro sejam posicionadas vigas metálicas sobre os apoios deste lado do Rio.
No lado do bairro Aterrado, próximo ao Fórum, a fase de cravar estaca segue avançando também, com previsão de mais estacas sendo colocadas nesta terça-feira. Nesta área, segundo a empreiteira, a estrutura da passarela será feita no próximo mês.
A ponte terá 418 metros e vai ligar os bairros Aero Clube e Aterrado, com acessos em trecho próximo ao Fórum (Aterrado) e próximo ao Kartódromo e à Radial Leste (Aero Clube).
Além da ponte ligando Aterrado e Aero Clube, o Plano de Mobilidade Urbana de Volta Redonda contempla a construção de uma alça no Viaduto Heitor Leite Franco (em direção a quem desce do bairro Colina para o Aterrado). Essa alça vai desembocar na Rua do Canal, em um trecho perto da Capela Mortuária.
Também estão previstas a construção de um novo viaduto na Avenida Nossa Senhora do Amparo, saindo do bairro Niterói e levando o fluxo de veículos diretamente para as vias principais do Retiro; e outro viaduto ligando o bairro Jardim Amália (próximo ao antigo Restaurante Casarão) até o Fórum do Aterrado.
O Plano de Mobilidade Urbana conta ainda com outras intervenções em andamento, como as obras para adequação de calçadas – muitas delas já concluídas –, construção de ciclovias e instalação de lâmpadas de LED, que já avançou com mais de 6 mil lâmpadas trocadas na cidade. Todo o projeto foi feito pela prefeitura, mas está sendo custeado e fiscalizado pelo Governo Estadual.