No feriado da Consciência Negra, o Centro Cultural Maria de Lourdes Tavares será palco do manifesto pela igualdade racial. Nos dias 19 e 20 de novembro, a Prefeitura de Paraíba do Sul, através da Fundação Cultural, promoverá um fim de semana especial com atrações valorizando a cultura afro.
O Festival contará com uma ampla programação. Apresentações musicais, exposição de documentários, danças, roda de conversa e expressões artísticas características da cultura afro-brasileira farão parte da agenda da semana. A celebração objetiva enfatizar a luta contra a intolerância racial e proporcionar o debate sobre a importância do respeito à diversidade.
Todos os elementos culturais presentes no festival contam a trajetória de luta da população negra e a resistência dos ritos e conhecimentos de seus ancestrais. “É uma data de comemoração, mas também de reflexão. É uma responsabilidade da sociedade em geral lutar a favor da igualdade racial e contra a discriminação. O Festival será uma celebração histórica”, disse a presidente da Fundação Cultural, Giulia Machado.
20 de novembro
A data da consciência negra, celebrada em todo território brasileiro no dia 20 de novembro, foi instituída em 2011 pela Lei n.º 12.519, em alusão ao possível dia da morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares.
Para essa data destina-se o momento de rever e questionar a posição da população negra em um país que a escravidão perdurou por mais de 350 anos. Hoje, as gerações que sucederam à época ainda sofrem os preconceitos marcados por um passado hostil que precisa ser superado, revisitado e recompensado para que as consequências sejam diminuídas.
Confira a programação:
Dia 19 (sábado)
10h- Abertura
11h – Exposição e documentários
14h – Documentário e roda de conversa “Quilombo e comunidades”
16h – Apresentação “Sonhos e Ritmos”
18h – Samba de Moça e Recorda Samba
Dia 20 (domingo)
8h – Missa no Rosário
9h – Berimbalada e procissão com destino à Matriz e Centro Cultural
“Caminhada pela Paz e contra Intolerância Religiosa”
10h30 – Rodão de capoeira e Ladainha
11h30 – Maculêlê
14h – Jongo
15h – Samba de roda
16h – Dança de Orixás
17h- Chacal do Sax e Ítalo Melodia