A Prefeitura de Angra abordou 261 motocicletas durante operação de Réveillon, realizada nos pontos mais movimentados da cidade, entre os dias 27 de dezembro de 2022 e 1º de janeiro deste ano. Durante a ação, 31 motocicletas foram removidas ao depósito público e 68 motoristas autuados.
A iniciativa, planejada para fiscalizar e educar a população sobre a necessidade de um trânsito seguro, foi realizada pela Secretaria de Segurança Pública, por meio da Superintendência da Guarda Civil Municipal e Operação de Trânsito, em conjunto com o PROEIS e a Polícia Militar. Ainda segundo a guarda municipal, no dia 30 de dezembro os agentes da PM levaram à delegacia uma motocicleta com o chassi raspado, encontrada abandonada no bairro Porto Galo.
Segundo o Superintendente da Guarda Civil Municipal e Operações de Trânsito, Djalma Nunes, esse tipo de fiscalização é realizada com frequência, mas é muito importante intensificar as operações em épocas de maior movimento na cidade.
– Lembrando que essas ações também foram realizadas ao longo de 2022, em parceria com o Detran, PROEIS e PM. Os agentes de trânsito de Angra passaram por um curso junto ao Detran de atualização e treinamento, conforme portaria 94 do Senatran, permitindo que a equipe do município possa agir de acordo com a legislação de trânsito que cabe ao Estado, como fiscalização de documentos, avaliação das condições de uso dos veículos, e se o condutor é habilitado ou não – explicou.
Durante as abordagens, os principais casos registrados foram a falta da habilitação, veículo registrado sem estar devidamente licenciado, veículos sem placas de identificação, não uso de capacete e a falta de segurança dos veículos, como irregularidades nos pneus, retrovisores, lanternas e outras peças.