A Secretaria de Educação da Prefeitura de Barra do Piraí promove, neste sábado, 01º de abril, a caminhada pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em todo o mundo, anualmente, todo 2 de abril. O evento – em sua primeira edição – vai reunir escolas de várias partes do município e terá início às 9 horas com concentração na Estação Cultural Rosemar Pimentel. Em seguida, o grupo segue pela Rua da Estação em direção à Avenida Governador Portela e encerrando na Praça Pedro Cunha, o Largo da Feira; todos no Centro. Logo após, haverá uma roda de conversa, também na Estação Cultural com mães de autistas.
O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos, fala e comunicação não-verbal. A ocorrência em todas as regiões do mundo é bem significativa e a falta de compreensão sobre o tema tem um grande impacto sobre as pessoas autistas, suas famílias e comunidades ligadas ao transtorno. Então, para abordar isso, foi criado, pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data tem por objetivo levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Segundo a assessora da Educação Especial, Marta Rosane de Freitas Souza, hoje, na rede municipal de ensino, estão matriculadas 115 crianças com autismo, segundo dados de março. Para ela, o aumento nas matrículas se dá por conta do diferencial que as escolas apresentam, já que os mediadores e salas de recursos multifuncionais permitem o desenvolvimento de atividades contraturnos
“Seria importante que os pais tivessem essa noção e responsabilidade de levá-los a estas salas multifuncionais. A caminhada é um dia de conscientização às pessoas sobre o autismo, para mostrar como o assunto é importante. Quanto aos professores, existem formação para o corpo docente, capacitação desse trabalho junto aos mediadores também. Há uma responsabilidade muito grande para que a comunidade escolar atenda a esta população com o mesmo carinho e atenção”, disse Marta.
O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, acha que a falta de conhecimento pode ser um dos motivos pelo preconceito, apesar de defender que “existem canais para obter informações a respeito de qualquer assunto. “Hoje costumamos apontar a falta de ciência sobre determinadas situações, sem antes saber o resultado. O mais importante é a prática do amor e da sensibilidade. Falar sobre o autismo é algo que necessita atenção e ser livre de qualquer preconceito e indiferença”, finaliza o prefeito.
A expectativa é que, além da realização da caminhada no Centro, outras unidades escolares de Ipiabas façam a proposta naquele distrito. Também se espera, segundo a Educação Especial, que as escolas da Califórnia façam o mesmo. Desta maneira, a conscientização do autismo será descentralizada e ampliada para diferentes pontos do município.