O governador Cláudio Castro e o secretário de Estado de Saúde, Doutor Luizinho, entregaram, neste sábado (6/5), em Volta Redonda, 14 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) aos municípios de Volta Redonda, Barra do Piraí, Valença, Pinheiral, Piraí, Barra Mansa, Porto Real e Quatis, todos no Médio Paraíba. Com isso, em todo o Estado, já foram destinadas ao todo 228 ambulâncias para 79 cidades. O evento foi realizado no Hospital Regional Zilda Arns, onde também foi inaugurada a ressonância magnética da unidade.
– A entrega dessas ambulâncias para o Médio Paraíba é um avanço para toda a região. Assim poderemos levar mais saúde e qualidade de vida para o nosso povo – declarou Cláudio Castro.
No total, o programa “Samu 100% RJ” vai disponibilizar 249 veículos a todos os 92 municípios fluminenses, além de repassar integralmente o valor de custeio do serviço, por um ano, às prefeituras que estão implantando o atendimento.
– O Estado do Rio é o primeiro do país a ter o Samu em todos os municípios, de Varre-Sai a Paraty. Essas UTIs móveis vão salvar milhares de vidas – disse o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho.
De acordo com o titular da pasta, o investimento realizado pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ) para renovar e ampliar a frota foi de R$ 87,4 milhões. O custeio do Samu é tripartite, mas desde o ano passado a SES-RJ dobrou o valor pago. Este ano, para possibilitar a implantação do Samu onde ainda não há o serviço, a SES-RJ vai pagar 100% do custeio por um ano, até que o município consiga a habilitação e financiamento do Ministério da Saúde.
A entrega das ambulâncias foi acompanhada pelos prefeitos dos municípios beneficiados, vereadores e autoridades. Também presente, o prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, agradeceu o empenho do governo estadual pelos municípios do interior.
Durante a agenda, o vice-governador Thiago Pampolha ressaltou a importância da valorização da vida por meio dos investimentos e do apoio do Governo do Estado às cidades.
– Vamos seguir empenhando recursos para oferecer acesso a serviços de qualidade, com equipes qualificadas e equipamentos de ponta. As ambulâncias significam um atendimento cada vez mais ágil e eficiente. Essas viaturas têm capacidade de dar o suporte de vida a qualquer pessoa até o deslocamento a um hospital. Isso reforça o Samu de toda a região – afirmou Pampolha.
Inauguração de ressonância magnética
Durante a inauguração da ressonância magnética do Hospital Regional Zilda Arns, o governador destacou o papel fundamental que a unidade desempenha na região. O Zilda Arns é o maior hospital estadual do interior e atende uma população de cerca de 1,2 milhão de pessoas de 12 municípios. É referência no tratamento de pacientes nas áreas da Unidade de Terapia Intensiva adulta e pediátrica e não possui atendimento de emergência.
O secretário de Saúde também pontuou a importância do hospital, que já realiza procedimentos mais complexos, para os moradores da região.
— Esse hospital era um sonho que muitos não acreditavam e atualmente funciona plenamente. Abrimos o centro cirúrgico dessa unidade e estamos realizando os procedimentos mais complexos, como cirurgias de fraturas. Em breve, a unidade fará também próteses de joelho – destacou Dr. Luizinho.
Fim da pandemia
Depois da entrega das ambulâncias, Cláudio Castro salientou também que o Zilda Arns foi referência regional para o atendimento aos casos de Covid-19. Um dia depois de a OMS ter decretado o fim da pandemia, Castro se solidarizou com as famílias das vítimas da doença e agradeceu pelo empenho dos profissionais de saúde. Além disso, o governador enfatizou a importância da vacinação da população.
– Este equipamento aqui (o hospital) salvou muitas vidas. A pandemia foi um tempo muito duro para o mundo inteiro. Agora é continuar vacinando o nosso povo – frisou o governador.