Olá pessoal. Sou Rafael Moura, editor do Jornal Ponto e, a partir de hoje, compartilho com vocês minhas opiniões e impressões a respeito do Campeonato Brasileiro, sem me esquecer de dar aquela ‘palpitada’ básica nos resultados das partidas.
A gente começa falando de Bahia x Flamengo, jogo que abre a sexta rodada do Brasileirão. Ambos os times estão com a mesma pontuação e em uma zona incômoda na classificação geral, ali um pouco abaixo do meio da tabela, olhando para cima para não deixar os adversários descolarem, sem deixar de olhar para baixo a muito próxima e temida zona do rebaixamento.
O Flamengo de Sampaoli está iniciando um novo ciclo após a saída conturbada de Vitor Pereira. O treinador argentino ainda não teve tempo de montar o time à sua maneira, algo que precisa de tempo e paciência (será que a diretoria vai ter?). Diferentemente do que se via nas atuações do time com VP, é que com o Sampaoli o Flamengo tem feito algumas boas atuações, apesar de oscilar em alguns momentos das partidas, o que acabou determinando alguns placares adversos. Não será uma partida fácil, mas acho que o rubro-negro vence. Palpite: Bahia 2×3 Flamengo.
Logo em seguida, ainda no sábado, o Fluminense encara o Cuiabá no Maracanã. É sabido que o tricolor tem exibido nessa primeira metade da temporada o futebol mais vistoso do Brasil. No entanto o treinador Fernando Diniz está consciente de que não tem um vasto elenco e, por isso mesmo, precisa trocar peças que nem sempre vão corresponder (isso aconteceu inclusive quando o time perdeu para o Fortaleza na terceira rodada por 4×2, poupando jogadores. Diniz deve poupar jogadores visando o clássico contra o Flamengo na terça-feira, pela Copa do Brasil. Apesar disso, diante do fraco Cuiabá e diante de sua torcida, acredito que o Flu vença. Palpite: Fluminense 3×1 Cuiabá.
Passamos para os jogos de domingo. O Vasco encara o Santos na Vila Belmiro. Jogo complicado. O Cruzmaltino vem de um jogo onde não conseguiu mostrar repertório diante do fraco Coritiba, em partida que terminou empatada em 1×1. Já o Santos, apesar de viver momentos turbulentos fora de campo, mostrou qualidade em campo diante do Bahia na última quarta-feira, quando venceu o tricolor por 3×0.
Odair Hellman, treinador santista, costuma armar seus times nos contra-ataques em velocidade quando atuam fora de casa. Já Barbieri, treinador do Vasco, terá que criar soluções para elevar o patamar da equipe e tirar de suas costas o peso da desconfiança dos torcedores. Para isso, conta com casa cheia e torcida motivada. Acredito que será um grande jogo de muitas alternativas. Palpite: Vasco 2×2 Santos.
Para fechar tem o orgulho alvi-negro, a nova sensação do futebol brasileiro. O Botafogo é o único time 100% nesse início de campeonato, jogando um futebol bonito de se ver. Enfrenta o que podemos cravar como o pior time dessa competição: o Goiás. O time carioca é amplamente favorito, mesmo jogando na casa do adversário. Palpite: Goiás 0x2 Botafogo.
Outros palpites:
Palmeiras 2×0 Bragantino (alvi-verde vive o seu melhor momento técnico na Era Abel)
Atlético MG 2×1 Internacional (Galo vai se recuperando após início turbuleto de Coudet)
Corínthians 1×2 São Paulo (alvi-negro ainda patina sob Luxa, enquanto tricolor cresce sob Dorival)
Grêmio 1×1 Fortaleza (tricolor gaúcho ainda em formação, contra o estável tricolor cearense de Voijvoda)
Athlético PR 4×1 Coritiba (clássico paranaense com ampla vantagem para o time da casa)
América MG 0x2 Cruzeiro (no clássico mineiro, o time celeste vence o fraco Coelho)