Unidade precisa com urgência de sangue dos tipos A-, B-, O- e AB
O Hemonúcleo de Barra Mansa informa que está precisando de doações para repor seu estoque. Todos os tipos sanguíneos são bem-vindos, especialmente os tipos O- e AB, que se encontram em nível baixo, e A- e B-, que estão em estado crítico.
Segundo a coordenadora do Hemonúcleo, Thaís Mendes, o número de voluntários nas últimas semanas diminuiu significativamente. “Com a chegada das estações mais frias, os níveis de doações apresentam uma queda significativa, o que faz com que alguns tipos sanguíneos entrem em estado crítico”.
Thaís destacou ainda que o Hemonúcleo de Barra Mansa tem capacidade para atender demandas de urgência e emergência, porém, para isso, é necessário que as doações sejam regulares e constantes. “Com a chegada do ‘Junho Vermelho’, que é o mês da conscientização sobre a doação de sangue, é de extrema importância que as pessoas saibam da relevância de uma doação, e como ela pode salvar vidas”, informou.
Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos. Para o idoso, a primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Menores de idade só podem doar mediante autorização dos responsáveis. A pessoa deve estar com saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 24 horas antes da doação. Caso tenha feito tatuagem, ela deve aguardar seis meses após a realização da mesma.
As doações podem ser feitas das 7h às 11h da manhã. O Hemonúcleo fica na Rua Pinto Ribeiro, n° 205, anexo à Santa Casa de Misericórdia. Quem for doar pode estacionar no pátio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, na Rua Oscar da Silva Marins, n° 155. Ambos ficam no Centro.
Foto: Paulo Dimas e Felipe Vieira