Nesta quarta-feira (14), será comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Por conta disso, os Hemonúcleos de Barra Mansa e Volta Redonda reforçam neste período a necessidade e a importância de novas doações.
Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos. Para o idoso, a primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Menores de idade só podem doar mediante autorização dos responsáveis. A pessoa deve estar com saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos e não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação. Caso tenha feito tatuagem, a pessoa deve aguardar seis meses após a realização da mesma.
Barra Mansa
O Hemonúcleo fica na Rua Pinto Ribeiro, n° 205, anexo à Santa Casa de Misericórdia. Quem for doar pode estacionar no pátio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, na Rua Oscar da Silva Marins, n° 155. Ambos ficam no Centro.
Serviço:
Dia Mundial do Doador
Data: 14/06
Horário: 7h às 11hLocal: Hemonúcleo, rua Pinto Ribeiro, nº 205, Centro
Volta Redonda
Por conta da queda do número de doadores de sangue registrada anualmente nos meses com temperatura mais baixa, e a alta demanda por hemocomponentes, o Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda estará aberto para coleta na próxima segunda-feira, 12, véspera do feriado pelo dia do padroeiro da cidade, Santo Antônio. As doações na unidade, que funciona no Hospital São João Batista (HSJB), podem ser feitas das 7h às 13h.
Apesar do Banco de Sangue normalmente acompanhar o calendário de feriados da Prefeitura de Volta Redonda, desta vez o local fica fechado na quinta, dia 8, pelo feriado de Corpus Christi; e na sexta-feira, dia 9, dia compensado pelos funcionários. Na segunda-feira, dia 12, que também será emendada por compensação em outros órgãos municipais, por ser véspera do feriado de Santo Antônio, o hemonúcleo vai funcionar normalmente.
“Vamos intensificar a campanha pelo Junho Vermelho, mês de conscientização para doação de sangue, começando pelo Dia dos Namorados, já que doar sangue é um ato de amor”, disse a responsável pela captação de doadores do hemonúcleo, Cristina Teixeira, reforçando que os estoques estão baixos por conta da queda no número de doadores nos dias frios.
Ela explicou que o Hospital São João Batista, que abriga o Banco de Sangue e é seu principal cliente, passa por momento com um número importante de pacientes tomando plaquetas, hemocomponente com validade de cinco dias, demandando muitas bolsas de sangue. “Além disso, o hospital está realizando mutirões de cirurgias, aumentando ainda mais a demanda”, lembrou Cristina.
Além do Hospital São João Batista, o Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda atende mais cinco unidades: o Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), no Retiro; o Hospital Nelson dos Santos Gonçalves (antigo Cais Aterrado); além de um hospital privado na cidade; e ainda fornece hemocomponentes para unidades em outros dois municípios.