Na madrugada desta segunda-feira, 02, terminou a apuração das eleições para definir os novos Conselheiros Tutelares do município. Ao todo, foram disponibilizadas 22 seções de votação e 23 urnas, porém, uma delas, na Roseira, foi invalidada. Como resultado, foram eleitos como conselheiros: Rafael Pires (387 votos); Angela Souza (304 votos); Rúbia Santos (197 votos); Jorge Henrique (184 votos) e Denise Martins (171 votos). Mais de 2.200 eleitores compareceram às seções eleitorais para definir aqueles que atuarão no período de 2024-2027.
Clique aqui para seguir o novo canal do Jornal Ponto no Whatsapp
As campanhas estavam em prática desde o dia 29 de agosto e, no último domingo, 01, a seleção ocorreu das 8 às 17 horas nos bairros e distritos. Todas as cédulas passaram por checagens dentro dos parâmetros divulgados pelo edital da eleição e foram fiscalizadas por representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil em Barra do Piraí e pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA). Como suplentes ficaram estabelecidos: José Amado (165 votos); Leonardo Zamansky (155 votos); Lucas de Arotildes (127 votos); José Francisco (97 votos) e Michele Ribeiro (73).
Divulgação PMBP
A promotora de Justiça da Infância e Juventude de Barra do Piraí, Letícia Xavier de Paula Antunes, esclareceu o caso envolvendo uma das urnas e enfatizou a importância do papel da democracia. “Durante a tarde de votação, uma urna foi invalidada. O motivo foi porque seis pessoas teriam votado sem título de eleitor. Apesar disso, as eleições foram seguras, tranquilas e representaram o aspecto mais importante da democracia, a vontade popular. É fundamental que esses ideais não se percam e que a população permaneça sendo parte principal da tomada de decisão da nossa sociedade”, destaca Letícia.
O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, enfatizou a relevância do Conselho Tutelar e como é fundamental eleger profissionais comprometidos com a proteção das crianças e adolescentes. “O Conselho Tutelar desempenha um papel crucial em nossa comunidade, garantindo a defesa dos direitos de uma parcela muito importante da população. Precisamos de pessoas genuinamente dedicadas a essa causa ocupando tais posições. Então, desejo tudo de melhor aos eleitos, para que eles possam zelar pelos direitos das crianças e adolescentes”, ressalta o chefe do Executivo.