Consulta Pública para novos diretores das escolas de Barra do Piraí acontece dia 05

A campanha para a Consulta Pública, que vai eleger novos diretores de escolas municipais de Barra do Piraí, começou no dia 20 de novembro e se encerrou na segunda, 27, junto à comunidade escolar. Os novos gestores das 35 unidades escolares serão eleitos no dia 05 de dezembro, das 8 às 16 horas. O processo de escolha não é mais por indicação, mas sim por consulta pública, onde há chapa com eleição democrática, com inscrição dos profissionais interessados. O motivo principal é cumprir a meta 19 do Plano Municipal de Educação que fala sobre a Gestão Democrática que preza por este modelo.

Ao todo, 223 pessoas se inscreveram para participar da Consulta Pública. Antes da campanha, a Secretaria de Educação promoveu encontros de aperfeiçoamento e estruturação de diretrizes para atuação no cargo. O primeiro aconteceu na Igreja Batista; os demais foram de forma remota. De acordo com o secretário Interino de Educação, Wanderson Barbosa, o tema ainda vem a ser corroborado pela Lei do Novo Fundeb, que tornou como uma das condicionalidades o Valor Anual Aluno Resultado (VAAR). Frisou que os mandatos são de três anos renováveis por mais três.

As regras e calendário de campanha, bem como o dia da votação, estão descritas no Edital 02/2023, no Diário Oficial Eletrônico nº167 e podem ser conferidos pela população no site da Prefeitura de Barra do Piraí (barradopirai.rj.gov.br). São aptos a votar os membros do magistério da rede municipal e seus funcionários efetivos, estudantes nos anos finais (6º ao 9º anos), independentemente da idade, matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e responsáveis por alunos da Educação Infantil e anos iniciais. Cada votante terá direito a um voto.

Segundo o secretário interino de Educação, Wanderson Barbosa, as urnas estarão nas unidades escolares durante o pleito. Após, conforme disse, elas seguirão para a sede da secretaria, onde serão apuradas. Wanderson lembrou que existem 31 escolas com chapas únicas e apenas uma com disputa. No entanto, para ser avalizada, a chapa única deve ter 50% mais um voto.

“Se não obtiver o número necessário, nós iremos escolher entre os que fizeram o curso de gestão; os encontros de aperfeiçoamento. Acreditamos que a comunidade escolar vá aparecer e escolher entre as chapas, para administrar as escolas municipais. Ampliar o sistema democrático faz parte de um novo modelo gestacional. Estamos nessa adaptação seguindo as diretrizes do Ministério da Educação. E acreditamos ser, a consulta pública, uma forma consciente e esperamos que a população e comunidade escolar abracem o proposto”, acredita o chefe da pasta.

O prefeito Mario Esteves aponta que esta Consulta Pública é mais um “avanço no que tange aos investimentos na educação barrense”. “Reconstrução de várias escolas, investimento no Plano de Cargos, piso igualitário ao nacional e tantos outros investimentos mostram que a escolha dos diretores é um elo para o desenvolvimento da educação de Barra do Piraí. Além disso, investimos mais do que os limites constitucionais e isso é preocupação com os alunos e com quem está em sala de aula; dentro das escolas, em sua maioria, mais do que em suas próprias casas”, frisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

TCE aprova as contas do prefeito de Resende por unanimidade

qua nov 29 , 2023
Pelo sexto ano consecutivo, a Prefeitura de Resende teve suas contas aprovadas por unanimidade pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). O parecer, referente ao exercício de 2022, foi apresentado pelos conselheiros do órgão fiscalizador de controle externo do Estado do Rio, durante a sessão plenária […]