A Saúde de Barra do Piraí sempre teve como um dos focos a prevenção. Por conta disso, tanto a área da Atenção Primária quanto a Vigilância em Saúde buscam, constantemente, realizar campanhas com o foco na conscientização. Uma delas foi a ação de contra o Tabagismo, promovida ao longo do mês de outubro e início de novembro de 2023 nas escolas de ensino médio do município.
A prática veio em alusão a semana do dia 11 de outubro, em que, a partir da Lei 5.645/2010, é enfatizada a importância de se esclarecer os riscos ligados ao tabagismo e contou com palestras, colagem de folders, distribuição de panfletos e sorteio de gibis aos estudantes. As escolas participantes foram o Colégio Estadual Joaquim de Macedo, Colégio Estadual Professor José Antônio Maia Vinagre, Colégio Estadual Barão do Rio Bonito, Instituto de Educação Franciscana Nossa Senhora Medianeira, CIEP 287 (no bairro Matadouro) e CIEP 310 (no bairro Química).
A coordenadora do programa de Controle e Tratamento do Tabagismo, Marileia Polidoro, destacou os malefícios do uso da substância e finalidade do projeto. “O tabagismo é uma doença que se refere à dependência do tabaco. Essa substância é base de cigarros e charutos além de estar presente em outros fumos. Ainda existem os famosos cigarros eletrônicos que, hoje em dia, são tão populares entre os jovens e que apesar de não possuir tabaco, possui nicotina e diversas outras químicas. Um cigarro, por exemplo, possui inúmeras substâncias como amônia, níquel, chumbo e a nicotina; todas vilãs do nosso organismo. Elas afetam os aparelhos comportamentais e psicológicos”, disse.
Marileia lembrou do programa contra o tabagismo, gerenciado no Centro de Especialidades Médicas Albert Sabin. “Nosso município disponibiliza, há anos, um programa de tratamento, onde o ponto inicial é a análise para criar uma mudança de hábito. A partir disso, proporcionar uma melhor qualidade de vida aos pacientes. Além da disposição física, ainda vem a economia do dinheiro que era usado para comprar o cigarro”, afirma a coordenadora.
O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, frisou como é essencial alertar os adolescentes a respeito dos perigos do tabagismo. “É de extrema importância que os adolescentes sejam apresentados aos malefícios que o tabagismo pode trazer para as suas vidas. O cigarro pode levar a um grande vício, onde muitas pessoas querem parar, mas não conseguem. Por isso, temos que fazer a nossa parte; instruir os jovens”, enfatiza finaliza o chefe do Executivo.