Nesta segunda-feira, 25, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) colocou em atividade dez caminhões-pipa, na intenção de abastecer os reservatórios das áreas mais impactadas pela falta d’água causada principalmente por falta de luz. Ontem (24), às 21h, a estação de bombeamento de água do Bracuí enfrentou uma interrupção no seu funcionamento devido à falta de energia elétrica no local, comprometendo o abastecimento nas regiões da Itinga, Morada do Bracuí, Estrada Beira-Rio (Estrada dos Índios), Santa Rita do Bracuí e Imbu.
A Enel foi prontamente acionada pelo SAAE, e embora a energia tenha sido restabelecida às 1h da madrugada de hoje, um problema no painel das bombas impediu a religação do sistema. A equipe de eletromecânica da autarquia, em conjunto com o operador da estação, conseguiu religar a bomba e retomar o abastecimento. Cada interrupção prolongada despressuriza o sistema, exigindo o reinício do processo de normalização.
Diante desta situação, o SAAE manterá o fornecimento de água nas áreas mais impactadas por meio de caminhões-pipa, uma prática que tem sido adotada nas últimas semanas. A autarquia também ressalta a necessidade do uso racional e consciente da água, assegurando que todos possam receber o fornecimento necessário, assim como a importância de que os imóveis tenham suas próprias caixas d‘água para esse tipo de eventualidade.