Mês de janeiro é mês de conscientização para a importância da saúde mental. Neste ano, o tema é “Saúde mental enquanto há tempo”, e os especialistas estão alertando para a necessidade de acompanhamento em casos específicos.
“Sabemos que é um assunto que precisa ser abordado durante todo o ano, mas neste mês chamamos a atenção para tal temática. É importante que as pessoas estejam atentas aos seguintes sintomas: tristeza contínua, apatia, falta de sentido da vida, agitação, psicomotora, choro recorrente, angústia, apreensão, preocupação excessiva, insônia, perda de apetite, fobia e comportamentos compulsivos”, resumiu a subsecretária de Saúde, Claudilene Pereira.
Em Três Rios, os serviços especializados em saúde mental podem ser encontrados em diversos equipamentos da rede de atenção psicossocial, para casos que envolvem usuários de álcool e drogas, e ambulatório ampliado de saúde mental.
Os Centros de Atenção Psicossocial funcionam diariamente, de segunda a sexta-feira: Ambulatório Ampliado de Saúde Mental, Rua da Maçonaria, nº 181, Centro da cidade, aberto das 8h às 17h; Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Zilda Januzzi Veloso, que funciona 24h na Rua Barão de Entre-Rios, nº 432; e Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II Margareth Obeica Meirelles, que fica na Rua Barão do Rio Branco, nº 459, no Centro e funciona das 8h às 17h.