A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue imunizando a população contra a gripe, doença que é causada pelo vírus influenza. Segundo dados passados pela Pasta, nesta primeira etapa, cerca de 6 mil pessoas dos grupos prioritários foram vacinadas. A imunização contra a gripe age em três tipos diferentes de vírus: um tipo B e dois vírus influenza tipo A (subtipos H1N1 e H3N2).
Atualmente as doses são destinadas a: crianças de 06 meses a 06 anos; idosos de 60 ou mais; gestantes e puérperas; indígenas vivendo fora e em terras indígenas; profissionais da saúde; pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos; adolescentes menores de 18 anos em medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; professores; pessoas com comorbidades; Forças Armadas; forças de segurança e salvamento; população em situação de rua; caminhoneiros; trabalhadores portuários; e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso.
A coordenadora de Atenção Primária e Vigilância em Saúde de Barra Mansa, Juliana Russi, destacou que o município está preparado para atender a demanda e ressaltou a importância da vacina. “Temos alguns postos funcionando em horário estendido, até 19h. É fundamental que as pessoas se imunizem para o caso não se agravar. Entre as consequências da gripe estão sintomas como febre e dor no corpo”, informou.
Para tomar o imunizante é preciso que a pessoa apresente os seguintes documentos: caderneta de vacinação, comprovante de atuação profissional, documento de identidade e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).
As unidades básicas de saúde que trabalham em horário prolongado são:
– PSF (Programa Saúde da Família) Julio Caruso – segunda e sexta-feira
– PSF São Francisco – terça e quinta-feira
– PSF Ismael de Souza – terça e quinta-feira
– PSF Bocaininha – terça e quinta-feira
– PSF Boa Sorte – terça e quinta feira
– PSF Vila Orlandélia – segunda e quarta-feira
Foto: Paulo Dimas