Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam, na noite de sexta-feira (dia 12), uma gaiola contendo uma ave silvestre da espécie Sporophila Caerulescens, conhecida popularmente como Coleiro, em um ônibus interestadual que trafegava pela Rodovia Presidente Dutra. A ação ocorreu por volta das 19h30, no pedágio de Itatiaia.
O ônibus, que saiu de São Paulo/SP com destino à cidade de João Pessoa/PB, foi abordado pela equipe do Grupo de Enfrentamento a Crimes Ambientais (GECAM) da 7ª Delegacia da PRF. Durante a verificação dos passageiros, os agentes observaram que um homem de 51 anos apresentava nervosismo e incômodo com a presença policial. Ao realizar uma revista em sua mochila, foi encontrada a ave silvestre, que estava em péssimas condições.
Questionado, o homem informou que não possuía qualquer documentação do animal e que o havia ganhado de um amigo em São Paulo, planejando levá-lo para Campina Grande/PB. Além disso, foi verificado que o indivíduo já possuía um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por cometer o mesmo crime ambiental em outra ocasião.
Diante dos fatos, foi lavrado um TCO em desfavor do indivíduo pelo crime ambiental previsto no artigo 29 da Lei 9.605/98. O homem se comprometeu a comparecer ao Juizado Especial Criminal (JECRIM) quando for intimado, sendo liberado para responder em liberdade. A ave silvestre foi apreendida e será encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em Seropédica.
Foto: Divulgação/PRF