Um auxiliar de supermercado de 36 anos foi preso em flagrante, na quinta-feira (dia 2), pela equipe da 88ª DP (Barra do Piraí), comandada pelo delegado Antônio Furtado. Ele é acusado de praticar maus-tratos que teriam levado à morte de um cão da raça pitbull.
Funcionários da Superintendência de Bem-Estar Animal de Barra do Piraí foram acionados após receberem um vídeo que mostrava o cachorro agonizando e tendo convulsões no chão do terraço de um imóvel, sob intenso calor devido ao dia ensolarado.
Ao chegarem ao local, as equipes constataram sinais claros de intoxicação no animal que, infelizmente, não resistiu, mesmo após três horas de tentativas de socorro. Segundo Furtado, duas hipóteses para a intoxicação foram levantadas: a primeira seria uma intoxicação alimentar, já que o balde onde o dono depositava o alimento do cachorro continha apenas pelancas em estado de fermentação; a segunda, mais grave, indicava que o proprietário teria aplicado diretamente sobre o pitbull dois frascos vazios de carrapaticida, sem diluição em água, o que poderia levar à morte.
A situação do animal já era conhecida pelas autoridades, que há pelo menos quatro meses haviam recebido denúncias de maus-tratos. O ambiente onde o cão vivia era sujo e inseguro, sem uma mureta de proteção no terraço, colocando em risco a vida do animal.
Diante dos fatos, o delegado Antônio Furtado e sua equipe foram até o local de trabalho do acusado, onde efetuaram sua prisão em flagrante pelo crime de maus-tratos com resultado morte. A pena para esse crime pode chegar a seis anos de prisão.
Foto: Divulgação