O Flamengo entrou em campo na noite desta quinta-feira para encarar dois adversários. Nesse sentido, os comandados de Tite tiveram o Bolívar e a altitude como adversários. Com o 2×0 feito no Maracanã semana passada, o rubro-negro poderia perder por até 1 gol de diferença, que ainda assim, sairia com a vaga para as quartas-de-final. Nesse sentido, foi o que acabou acontecendo em La Paz, pois o rubro-negro carioca saiu derrotado por 1×0, fora o sufoco no fim da partida.
Resumo
Foi um primeiro tempo de superioridade do Bolívar na altitude de La Paz. Como característica dos jogos da equipe boliviana em casa, o time começou em cima do Flamengo no início da partida, abusando de jogadas pelos lados com cruzamentos para a área. No entanto, a defesa rubro-negra levou a melhor com Fabrício Bruno e Léo Pereira na área.Os pontas Bruno Sávio e Ramiro Vaca foram os jogadores mais perigosos do Bolívar, mas as jogadas que fizeram não tiveram final feliz com Oviedo e Fábio Gomes na área. Rossi foi pouco exigido, com apenas duas defesas mais trabalhosas.
O time carioca teve uma grande chance, aos 16 minutos, com Gerson. O meia recebeu passe de De La Cruz, mas tentou driblar o goleiro Lampe e perdeu a oportunidade de abrir o placar.
Na segunda etapa, o panorama se manteve praticamente o mesmo, só que o Bolívar abriu o placar logo no início da etapa. Aos 11 min, Fábio Gomes dá lindo cruzamento da intermediária para Bruno Sávio, e atacante ataca as costas de Ayrton Lucas para marcar de cabeça. O gol encorajou os Bolivianos, que precisavam de mais um para pelo menos levar a decisão para os Penaltis.
Tite resolveu mexer na equipe, mas acabou trazendo ainda mais os Bolivianos, isso faltando 20 min para acabar a partida. No entanto, o rubro-negro “soube sofrer” e com o 1×0 mantido no placar, volta para o Rio com a vaga nas quartas-de-final.
Mesmo com a derrota, o Flamengo se classificou para as quartas-de-final da Libertadores por 2×1 no placar agregado. Na próxima etapa, o rubro-negro encara o Peñarol, do Uruguai. Entretanto, o Fla agora precisa virar a chave de volta para o campeonato brasileiro.
Os comandados de Tite recebem no Maracanã o Bragantino. O confronto diante dos paulistas acontece no próximo domingo, às 20h (horário de Brasília). O rubro-negro tem 41 pontos, cinco a menos que o líder Botafogo.