O Detro-RJ (Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro) atendeu a solicitação do deputado estadual Jari Oliveira (PSB) e incluiu o campus da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), em Resende, no trajeto da linha de ônibus que liga o município a Volta Redonda. O pedido veio durante reunião do deputado com a direção da universidade no início do último mês de agosto.
O novo trajeto da linha intermunicipal Resende x Volta Redonda (P185) entrou em vigor na última segunda-feira, dia 9. A princípio, vão passar pelo campus da UERJ em Resende os ônibus que saem de Volta Redonda nos horários de 7h e 12h e que partem de Resende às 18h e 21h30.
“Pedimos ao Detro-RJ o remanejamento da Linha Resende X Volta Redonda, de modo que passasse a atender o campus da universidade em determinados horários. Os alunos que saem de Volta Redonda precisam ir até a entrada de Resende e depois embarcar em um outro ônibus para chegar à universidade, gastando mais uma passagem. Com essa demanda sendo atendida nos períodos de pico, eles vão economizar tempo e dinheiro”, disse.
Jari destacou que o novo trajeto está em vigor em quatro horários e, em breve, deverão ser seis, atendendo todos os turnos de aulas da universidade. “A medida supre a carência de transporte regular e confortável para a comunidade universitária, sem comprometer de maneira significativa o tempo de percurso nem a eficiência operacional do serviço”, comemorou o deputado, que recebeu mensagens de agradecimento de alunos e da direção da universidade.
O diretor da Faculdade de Tecnologia do campus regional da UERJ, Bernardo Bastos da Fonseca, fez questão de agradecer ao deputado por ter feito o pedido ao governo do estado. “Quero agradecer, em nome de toda comunidade acadêmica, ao deputado Jari por interceder junto ao Detro para que os ônibus da linha P185 passassem a atender o ponto da universidade. A demanda surgiu em uma conversa com ele em agosto e o novo trajeto começou nessa segunda-feira, dia 09”, disse o diretor da UERJ, reforçando que a implementação da medida traz benefícios para a comunidade acadêmica, facilitando o acesso de estudantes, professores e funcionários ao campus universitário.