As obras da nova sede da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de Volta Redonda (SMPD), no bairro Jardim Paraíba, tiveram a parte das fundações concluídas no último sábado, quando foi feita a concretagem da primeira laje do edifício. No total, segundo a empreiteira responsável pela obra, foram empregados 65 metros de concreto no serviço.
Os trabalhos já passaram por várias etapas, incluindo a demolição do imóvel que ocupava o local; topografia e rebaixamento do terreno; escavação; preparação das fundações, com as sapatas e baldrames (vigas que ajudam a distribuir de maneira uniforme o peso da construção pelo solo); confecção da malha de vergalhões para a laje, assim como das redes elétrica e hidrossanitária; e a base para a instalação da estrutura metálica, que já está sendo fabricada.
Enquanto a futura sede da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência não é concluída, a população pode se dirigir até a esquina da Avenida 17 de Julho com a Rua Paulo Leopoldo Marçal, no Aterrado. Com um total de dois andares, essa nova sede está sendo erguida ao lado do Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares – Centro-Dia Synval Santos, próximo ao Estádio da Cidadania.
O imóvel vai oferecer aos usuários uma sala com foco no atendimento a pessoas com autismo; sala de aula para a realização de curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais); salas multissensorial e sensorial, ambientes equipados que estimulam os sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar); laboratório de tecnologia assistiva; auditório; cozinha; espaços para terapia e audiovisual; e biblioteca em braile.
A nova estrutura possibilitará um atendimento mais completo aos assistidos pela secretaria, graças a uma equipe formada por psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas, fonoaudiólogos, psicoterapeutas, assistentes sociais e pedagogos. A nova sede da secretaria também terá uma Cozinha Afetiva, ligada ao Centro de Alzheimer Synval Santos e que terá a finalidade de estimular as boas lembranças através do hábito de cozinhar com os idosos diagnosticados com Alzheimer.
Foto: Cris Oliveira – Secom/PMVR