Escola da Fundação CSN anuncia bolsas de 50% e 100% para alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio com Técnico
A ETPC abre as inscrições para o processo seletivo do programa de bolsas de estudo para o ano letivo de 2025. A escola da Fundação CSN oferecerá bolsas de 50% e 100% para o Fundamental II (do 6º ano ao 9º ano) e para o Ensino Médio + Técnico, esse sendo para os cursos de Automação Industrial, Eletromecânica, Informática, Mecatrônica, Química e Programação de Jogos Digitais. As inscrições vão até 4 de novembro de 2024 e podem ser feitas de maneira online. A prova acontecerá no dia 9 de novembro, também de maneira online, e o resultado será divulgado no dia 14 de novembro.
Joaquim Lopes, diretor da escola, explica que o diferencial para essa os alunos do Ensino Fundamental II será a cultura maker, “necessária no desenvolvimento desses alunos que estão iniciando a vida acadêmica. É uma prática que ajuda na resolução dos desafios práticos da vida, para que não fiquem somente com questões abstratas muito distantes da realidade”.
O processo seletivo será feito de maneira online, com uma prova composta por 30 questões para o Ensino Fundamental II, distribuídas em 10 questões de língua portuguesa, 10 questões de Matemática e 10 questões de Atualidades; e outra prova de 40 questões para o Ensino Médio, distribuídas em 15 questões de língua portuguesa, 15 questões de Matemática e 10 questões de Atualidades.
As provas serão realizadas no dia 9 de novembro e o candidato deve entrar no site com 15 minutos de antecedência e estar apto para realizar a prova das 9h às 12h. Com até 3 dias de antecedência da prova, os candidatos receberão um e-mail com o login, senha e link para acessar a plataforma para realizar da avaliação. As informações serão enviadas para o e-mail cadastrado e cada candidato deve se inscrever com um único endereço de correio eletrônico.
Ao preencher a ficha de inscrição, os interessados deverão, também, ter em mãos todos os documentos obrigatórios. Para tanto, ao realizar a inscrição para o Processo Seletivo é preciso se atentar aos seguintes pontos: preencher a ficha de inscrição com as informações do candidato; definir o grupo de bolsas a que pretende concorrer; responder o questionário socioeconômico; gerar o boleto bancário e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$70,00 (setenta reais) até a data de vencimento estipulada no boleto.
O candidato só terá acesso ao comprovante de inscrição em até 3 (três) dias úteis após a confirmação do pagamento do boleto.
“A ETPC é uma escola de tradição, que completou 80 anos em 2024 e, até hoje, é reconhecida pela qualidade da educação oferecida e por oportunizar a formação cidadã e profissional aos alunos. Aqui, o aluno encontra um ensino amplo, que atende tanto a quem procura ingressar no mercado de trabalho, quanto quem almeja ingressar em uma universidade”, complementa Joaquim.
Serviço:
Processo seletivo do programa de bolsas de estudo 2025
Inscrições online: até 4 de novembro
Prova online: 9 de novembro
Link para inscrição:Processo Seletivo (aix.com.br)
Sobre a ETPC
A Escola Técnica Pandiá Calógeras é uma escola da Fundação CSN e atua na formação profissional na região de Volta Redonda desde 1944. A escola oferece Ensino Médio com Técnico, técnicos subsequentes, capacitações técnicas rápidas, cursos livres e capacitação para empresas. A ETPC, ao longo de sua história, formou mais de 21 mil profissionais em Ensino Médio, Educação Profissional Técnica, Curso de Aprendizagem Industrial e outros, nas diferentes especialidades. A Fundação buscando contribuir para a democratização do acesso à educação de qualidade, realiza programa de bolsas de estudos na escola.
Sobre a Fundação CSN:
A Fundação CSN é o braço social do Grupo CSN, realiza projetos em âmbito nacional e nas principais cidades em que a empresa tem suas unidades de negócios. Seu propósito é transformar vidas e comunidades por meio do desenvolvimento social, educacional e cultural. Enxerga seu potencial de mudança através do conhecimento e oportunidades que geram transformação. Entende que olhar para o futuro é educar, articular, promover projetos e experiências culturais. Essa é a sua essência e os pilares que norteiam sua atuação.
Exerce projetos de ação direta em educação como programas de bolsas de estudos em suas escolas e projetos de desenvolvimento pessoal e profissional. E na cultura, suas iniciativas buscam transformar a sociedade por meio da expressão cultural.