Um soldado da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no início da tarde desta terça-feira (7), em Porto Real, após ser flagrado com uma motocicleta furtada. A prisão ocorreu durante uma ação de Policiamento Ostensivo Dinâmico da equipe DELTA da 7ª Delegacia da PRF, na altura do km 298.
Os agentes da PRF observaram uma motocicleta com placa de Itaguaí/RJ que estava sem os espelhos retrovisores, o que despertou a atenção da equipe. Ao consultar a placa nos sistemas de segurança, foi constatado que o veículo havia sido furtado em 10 de julho de 2024 no mesmo município de emplacamento.
Quando foi dada a ordem de parada, o motociclista – um jovem de 21 anos – tentou fugir em alta velocidade, saindo da rodovia no km 296. A equipe da PRF iniciou uma perseguição e o indivíduo entrou no distrito de Floriano, em Barra Mansa. Durante a fuga, ele perdeu o controle da motocicleta em uma curva na Rua Benjamin Franklin e caiu após colidir com o meio-fio. Após a queda, os policiais realizaram a contenção do suspeito, que sofreu escoriações leves devido ao acidente.
Ao ser questionado, o indivíduo informou que havia adquirido a motocicleta por meio de uma rede de internet, já sabendo que o veículo possuía problemas. Além disso, foi constatado que ele não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O homem se identificou como soldado do Exército, mas apresentou uma cédula de identidade militar que estava vencida desde fevereiro de 2023.
A PRF também observou inscrições suspeitas na motocicleta, incluindo a inscrição “59D” no tanque, um termo utilizado por motociclistas que frequentemente desobedecem ordens de parada e fugem da polícia. Também havia um desenho de um palhaço, que, embora sem contexto específico, é uma imagem associada, em algumas gírias, à figura do “matador de polícia” ou à prática de crimes como roubo e latrocínio.
Com base nos fatos, o militar foi preso por cometer o crime previsto no artigo 180 do Código Penal (adquirir, receber, transportar ou ocultar produto de crime), além de ser autuado pelo artigo 308 do Código de Trânsito Brasileiro (dirigir sem habilitação, gerando perigo de dano). A prisão foi formalizada e o suspeito foi conduzido inicialmente ao Hospital Municipal São Francisco de Assis, em Porto Real, para tratamento das lesões, antes de ser encaminhado à 90ª DP (Barra Mansa) para os procedimentos legais cabíveis e o registro da recuperação da motocicleta furtada.
De acordo com a PRF, foi feita comunicação ao oficial de dia do órgão militar do exército da região para que acompanhasse a ocorrência.
Foto: Divulgação/PRF