Angra dos Reis decreta situação de emergência e contabiliza 331 desalojados

Em situação de emergência, o município de Angra dos Reis iniciou este domingo (6) contabilizando 331 desalojados acolhidos em quatro abrigos abertos pela Prefeitura: Monsuaba – E.M. Benedito dos S. Barbosa; Parque Belém – E.M. Princesa Izabel, e Parque Mambucaba – E.M Frei Bernardo e CEMEI Parque Mambucaba. A orientação para essas pessoas é que permaneçam nos abrigos até que a Defesa Civil realize a vistoria dos imóveis e ateste que é seguro retornar para casa.

Em paralelo ao serviço de limpeza, que está sendo reforçado em toda a cidade, três profissionais do Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD) estão no Parque Mambucaba em busca de cães, gatos e animais de grande porte, como cavalos, que precisam ser resgatados.

– As condições em Angra dos Reis estão melhorando. Nós estamos com 45mm acumulados de chuva nas últimas 24 horas. Mas continuamos em estado de alerta máximo, pois nas últimas 72 horas o acumulado chega a 390mm. Devido a isso, pode acontecer deslizamento de encostas, pois o solo está encharcado em diversas áreas – explica Lauro Oliveira, relações públicas da Defesa Civil de Angra.

SERVIÇOS DE SAÚDE

As unidades de emergência (UPA/SPA) seguem funcionando normalmente, com atendimento 24 horas, todos os dias da semana. A exceção é o SPA do Parque Mambucaba, que está com os atendimentos temporariamente suspensos.

Neste bairro, os usuários devem acionar o SAMU (192) e, conforme a necessidade de cada caso, os pacientes estão sendo encaminhados para o Hospital Municipal da Japuíba (HMJ), SPA do Frade ou Hospital da Praia Brava. O Corpo de Bombeiros também auxilia na transferência de pacientes para o Hospital da Praia Brava. Equipes já atuam no local para restabelecer o funcionamento da unidade.

DOAÇÕES 

A Prefeitura está recebendo donativos para as famílias atingidas pelas chuvas. Estão sendo arrecadados, das 9h às 16h, alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e de limpeza, água, roupas e ração para pets.

Pessoas físicas podem fazer as doações na Secretaria de Desenvolvimento Social (Praça Guarda Marinha Greenhalgh, s/n, no Centro) ou no galpão do Almoxarifado da Prefeitura (Rua Prefeito João Gregório Galindo, 6511, Aeroporto/Japuíba).

Empresas devem entregar os donativos nos galpões do Almoxarifado da Prefeitura localizados na Rua Leandro José de Figueiredo, 22, na Praia do Anil; e na Alameda Coronel Otávio Brasil, 253b, no Balneário.

CONTATOS DEFESA CIVIL

Devido à alta demanda, o número 199 da Defesa Civil pode apresentar instabilidade neste momento. Outras linhas também estão disponíveis para atendimento à população: (24) 3365-4588 e (24) 3377-7991.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Ex-pastor é preso com drogas em operação da PM no bairro Santo Agostinho, em VR

seg abr 7 , 2025
Uma ação da Polícia Militar na tarde de sexta-feira (04) resultou na prisão de quatro suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas no bairro Santo Agostinho, em Volta Redonda. Entre os detidos está Celso da Glória, de 36 anos, identificado como ex-pastor e apontado pelos agentes como o gerente […]