A Secretaria de Proteção e Defesa Animal de Volta Redonda atuou em mais um caso de maus-tratos a animais na cidade. Desta vez, a ocorrência foi registrada no bairro São Geraldo, onde cães foram encontrados em situação de total abandono dentro de um apartamento.
A denúncia foi feita após oficiais de justiça, acompanhados por policiais militares, comparecerem ao imóvel para o cumprimento de um mandado de despejo. Ao chegarem ao local, encontraram o apartamento vazio — mas o que mais chamou atenção foi a condição dos animais: sozinhos, acorrentados, sem água e sem alimentação.
Segundo a chefe de fiscalização, Ana Andrade, um dos cães apresentava sinais de doença e estava visivelmente debilitado. A situação sensibilizou a equipe, que agiu de imediato. “Após ver o vídeo da situação dos animais, não tivemos como não agir para tentar salvar essas vidas. Fizemos o boletim de ocorrência e, com o nome e CPF dos antigos locatários, iremos aplicar a multa. Agora, esperamos que a Justiça consiga localizá-los para que respondam pelo crime de maus-tratos”, afirmou Ana.
Os animais foram resgatados e estão recebendo os cuidados necessários. A Secretaria reforça que abandonar animais, especialmente em logradouros públicos, é crime, previsto em lei, com penalidades que incluem prisão, multa e perda da guarda do animal.
Casos de maus-tratos podem e devem ser denunciados. Sua atitude pode salvar vidas.
