Semana contra o racismo terá atividades diversas em Resende a partir de segunda-feira, 28

A Prefeitura de Resende, em ação conjunta das Secretarias Municipais de Cultura, Educação e Assistência Social, realiza a Semana Municipal de Luta Contra o Crime de Racismo, entre os dias 28 e 30 de abril. Durante os três dias de cronograma, a população de Resende poderá participar de oficinas, palestras, lançamento de livro e exposições que tratam do tema de conscientização racial. Todas as atividades são gratuitas.

A Semana Municipal de Luta Contra o Crime de Racismo foi instituída em Resende através da Lei nº 4067/2023, de autoria do então vereador Professor Wilson, hoje secretário de cultura. A programação tem como objetivo promover a conscientização da população sobre a importância do combate ao racismo, divulgar as principais leis brasileiras em relação ao crime, além de orientar o público sobre os direitos e canais legais de denúncia.

O evento também busca rememorar o trágico evento do dia 30 de abril de 1884, ocorrido na cadeia pública de Resende, quando três negros escravizados acusados de matarem um fazendeiro foram vítimas de uma chacina. Agostinho, Amâncio e Estevão foram brutalmente assassinados por mais de duzentas pessoas. 

A programação começa com a Oficina de Educação Antirracista para alunos da rede municipal de ensino, realizada nos dias 28 e 29, a partir das 8h, na Universidade Estácio de Sá. No dia 30, a partir das 9h, acontece mais uma edição do Passeio Histórico com Olhar Afro-Centrado. A caminhada pelo Centro Histórico de Resende terá concentração na Praça Oliveira Botelho e como guia do passeio o historiador Angelo de Paula. 

O encerramento da Semana Municipal de Luta Contra o Crime de Racismo será marcado pela noite de autógrafos de Rosenéia Terezinha de Oliveira, autora do livro “Memórias Negras: a invisibilidade da mulher afrodescendente na história de Resende-RJ’, no Espaço Z, a partir das 18h. Em seguida, no mesmo local, a palestra  ‘A escola de samba ‘tira o negro do local da informalidade’: Agências e associativismo negros a partir da trajetória de Mano Eloy (1930-1940)” será ministrada pela Dra. Alessandra Tavares. 
 
— A Prefeitura acredita que a luta contra o crime de racismo deve ser uma pauta diária, mas instituir uma data potencializa o trabalho de todos. A Semana Municipal de Luta Contra o Crime de Racismo é uma iniciativa que busca educar e fomentar ações que possam mudar a triste realidade que afeta a maior parcela da população brasileira. — afirma o secretário de Cultura de Resende, Professor Wilson. 

SEMANA MUNICIPAL DE LUTA CONTRA O CRIME DE RACISMO
Dias 28 e 29 de abril
8h – Oficina de Educação Antirracista para alunos da Rede Municipal de Ensino
Local: Universidade Estácio de Sá

Dia 30 de abril
9h – Passeio Histórico com Olhar Afro-Centrado 
Concentração: Praça Oliveira Botelho

ENCONTRO MEMÓRIA E RESISTÊNCIA 
Dia 30 de abril
Local: Espaço Z
18h — Lançamento do Livro “Memórias Negras, a invisibilidade da mulher afrodescendente na história de Resende-RJ” de Rosenéia Terezinha de Oliveira.
19h – Palestra “A escola de samba ‘tira o negro do local da informalidade’: Agências e associativismo negros a partir da trajetória de Mano Eloy (1930-1940)” com Dra. Alessandra Tavares
Atividade paralela: Exposição “História das Personalidades Negras no Brasil”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Adolescente desaparecido é encontrado em Volta Redonda após três dias

sáb abr 26 , 2025
Após três dias de angústia e mobilização nas redes sociais, o adolescente A.M.L., de 15 anos, que estava desaparecido desde a última quinta-feira (23), foi localizado neste sábado (26) no bairro Sessenta, em Volta Redonda. Morador do bairro Santo Agostinho, o menor havia saído de casa por volta do meio-dia […]