A Saúde de Volta Redonda ganhou um reforço nesta semana. Duas novas ambulâncias adquiridas pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com recursos do Fundo Municipal de Saúde (FMS), passaram a integrar a frota de atendimento na cidade. Foram investidos cerca de R$ 300 mil para aquisição dos novos veículos, que vão operar como UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) móveis.
As novas ambulâncias são equipadas com ar-condicionado, maca retrátil com colchão; monitoramento cardíaco; aspirador, fluxômetro (aparelho que mede a velocidade de escoamento de líquidos ou o fluxo de gases ou líquidos) e umidificador; cilindro de oxigênio, armário com bancada para medicamentos, entre outros itens.
De acordo com a secretaria de Saúde, as duas novas ambulâncias se juntam à outra também caracterizada como UTI móvel, que foi adquirida no ano passado em uma remessa total de 11 novos veículos, chegando a um reforço da frota de 13 novas ambulâncias.
Os novos veículos vão operar no transporte de pacientes mais debilitados, em situações como transferência entre unidades de urgência e emergência, eventos que necessitem de suporte desse tipo, além de transporte de pacientes para atendimento fora da cidade.
“São veículos mais modernos e bem equipados que vão contar com profissionais capacitados para atender as urgências e emergências em nossa cidade, beneficiando quem mais precisa: os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde)”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha.
Para o prefeito Antonio Francisco Neto, a chegada dos novos veículos demonstra o compromisso do município com investimentos na Saúde para a população.
“Será uma ajuda fundamental para que possamos atender cada vez melhor quem mais precisa, que é o usuário da saúde pública. São novas ambulâncias que se somam a outros também importantes investimentos, como reforma e ampliação do Hospital São João Batista (HSJB), aquisição de novos equipamentos e ampliação de leitos no Hospital do Retiro (Dr. Munir Rafful), reforma de unidades básicas, contratação de mais médicos. A saúde é e continuará sendo prioridade”, frisou o prefeito Neto.
Foto: Divulgação