Em ação de fiscalização na Rodovia Presidente Dutra, em Barra Mansa, agentes da Polícia Rodoviária Federal flagraram, na última quinta-feira (dia 25), 15 galões de azeite argentino da marca Valle Viejo, proibido pela Anvisa no Brasil, sendo transportados por dois homens em um ônibus. O veículo, que fazia a linha Foz do Iguaçu x Rio de Janeiro, foi abordado no km 293 da pista sentido Rio e era conduzido por dois motoristas da empresa, que se revezavam durante a viagem.
Durante os procedimentos de fiscalização, os policiais identificaram duas bolsas contendo os 15 galões, totalizando 69 litros do azeite. Os motoristas do ônibus se apresentaram como proprietários dos produtos.
No entanto, segundo resolução da Anvisa nº 1.303/2021, a fabricação, comercialização, distribuição, propaganda e uso de todos os lotes do produto Azeite de Oliva Argentino, marca Valle Viejo, produzido por empresa desconhecida, estão proibidos no Brasil. A Anvisa afirma que o produto possui reduzido valor nutricional e pode ser nocivo à saúde de consumidores com sensibilidade a componentes dos óleos adicionados.
Diante dos fatos, a mercadoria foi encaminhada para a Polícia Federal de Volta Redonda/RJ, onde ficou apreendida. Os condutores do ônibus, que se declararam donos da mercadoria, foram presos em flagrante pelo crime de contrabando.
Foto: Divulgação/PRF