A Comissão do Cumpra-se da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realiza audiência pública nesta sexta-feira (11/10), para debater o ensino religioso nas escolas públicas. A reunião será às 14h, na sala 1801, na sede do Parlamento Fluminense, com transmissão pela TV Alerj.
“Ao contrário do que determina a legislação federal e leis de outros estados brasileiros sobre o caráter do ensino religioso nas escolas públicas, aqui no Rio ficou instituído o ensino confessional nas escolas públicas estaduais. Entretanto, o colegiado acredita que as escolas públicas devem estar de acordo com o caráter laico do Estado e o que deve prevalecer é um ensino não confessional, voltado para a história das religiões, dentro de uma perspectiva socioantropológica,” afirmou o presidente da Comissão, deputado Carlos Minc (Psol).
Foram convidados para participar desse debate líderes religiosos e representantes da Associação de Diretores de Escolas do Rio de Janeiro (Aderj), do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, e de escolas com experiências de ensino inter-religioso.