Na noite desta sexta-feira (11), os irmãos Ricardo Alexandre Maia dos Santos, de 19 anos, e Gustavo Ramos dos Santos, de 24, foram mortos durante um confronto armado com policiais civis da 89ª Delegacia de Polícia (DP) de Resende e da cidade mineira de Paraguaçu, no Sul de Minas Gerais. Segundo o delegado da 89ª DP, Rodolfo Atala, os suspeitos estavam escondidos em uma fazenda na região, onde ocorreu uma intensa troca de tiros.
Ricardo e Gustavo eram procurados pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, acusados de um crime brutal que chocou a região: o assassinato de quatro pessoas, incluindo o menino Luís Miguel, de apenas 8 anos. As outras vítimas da chacina, descoberta na última terça-feira (8), foram Marcos Roberto de Castro, de 52 anos, pai de Luís Miguel; Luiz Otávio Campos de Castro, meio-irmão do menino, de 31 anos; e Rodrigo Dionísio Castro, de 28 anos.
A operação que resultou na morte dos irmãos foi conduzida por três equipes da 89ª DP de Resende, que se deslocaram para Paraguaçu-MG após a troca de informações com a Delegacia de Acervo de Segurança (DAS) e a Polícia Civil de Minas Gerais. “Esse bárbaro crime chocou toda a região. A equipe da delegacia de Resende trabalhou com muito empenho desde o início, a investigação foi feita, os autores foram identificados e o crime foi esclarecido. Os dois executores fugiram para Minas Gerais, mas nossa equipe os encontrou”, afirmou o delegado Rodolfo Atala.
De acordo com Atala, a fazenda onde os suspeitos se escondiam foi cercada pelas forças policiais. “Os criminosos reagiram e entraram em confronto com os policiais civis de Resende e com policiais civis de Minas Gerais. Um morreu do lado de fora em confronto, e o outro atirou e morreu dentro da casa”, explicou o delegado. Durante a operação, três armas de fogo foram apreendidas. Um policial civil de Minas Gerais foi atingido na perna, mas foi socorrido e não corre risco de morte. Nenhum policial da 89ª DP ficou ferido na ação.
Os corpos dos irmãos Ricardo e Gustavo foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Varginha, também no Sul de Minas. A equipe da 89ª DP retornou para Resende após a conclusão da operação.