Governo federal inclui trecho Angra-Barra Mansa no plano de concessão de ferrovias

O trecho ferroviário entre Angra dos Reis e Barra Mansa, atualmente desativado, foi oficialmente apresentado na terça feira (15), pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), como projeto elegível dentro do novo modelo de chamamento público de ferrovias. O evento, Novos Caminhos Ferroviários, foi promovido pela ANTT e teve a participação da Prefeitura de Angra.

Com 108 quilômetros de extensão, o trecho integra a concessão da empresa FCCA S/A, com demanda estimada em 25 mil contêineres por ano, voltados ao transporte de cargas e fertilizantes.  A expectativa é que o chamamento público ocorra no início do segundo semestre, com a assinatura do contrato até o fim do ano.

No evento, a ANTT apresentou projetos considerados prioritários para o governo federal e que, além disso, tem potencial para atrair a iniciativa privada, por meio de concessão. Para o governo, ampliar a participação do mercado nesse setor é um dos requisitos para acelerar a recuperação da malha ferroviária nacional.

A reativação ferroviária representa uma oportunidade estratégica para o desenvolvimento de novas matrizes econômicas em Angra dos Reis.  A ferrovia irá demandar, por exemplo, a modernização da logística portuária para tornar o escoamento da produção mais eficiente e tornaria Angra um polo regional.

– A participação da Prefeitura de Angra nesse debate é fundamental para reforçar o nosso compromisso com a retomada do transporte ferroviário como ferramenta de desenvolvimento e geração de empregos. Estamos trabalhando para que a ferrovia volte a ser um vetor importante para o nosso crescimento – destacou o prefeito Cláudio Ferreti.

O secretário de Planejamento e Gestão de Angra, André Pimenta, afirma que a cidade está “atenta aos avanços regulatórios do país”. E que está trabalhando há anos para tentar garantir que o município seja um dos primeiros contemplados com a nova política federal para o setor ferroviário.

– Seguiremos trabalhando em parceria com o Governo Federal, além da iniciativa privada, para que Angra assuma um papel estratégico nesse movimento de retomada da malha ferroviária nacional – disse André.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Servidores de Barra Mansa realizam meia paralização e convocam greve para a próxima semana

qua abr 16 , 2025
Barra Mansa vive momentos de tensão entre os servidores públicos municipais. A proposta de reforma da Previdência enviada pela Prefeitura à Câmara Municipal foi votada nesta quarta-feira (dia 16), em sessão marcada para as 9h. A iniciativa do governo do prefeito Furlani gerou forte reação de trabalhadores de diferentes setores, […]