Os eleitores de todo o Brasil deverão voltar às urnas em 30 de outubro para definir quem irá ocupar a Presidência da República nos próximos 4 anos.
Após pouco mais de 97% das urnas apuradas, o resultado ficou matematicamente definido. Com mais de 55 milhões de votos (47,91%), o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), foi o candidato mais votado e disputará o segundo turno contra o atual presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), que obteve cerca de 50 milhões de votos (43,65%).
A senadora Simone Tebet ficou em terceiro (4,22%). O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes encerrou a votação em quarto, com 3,06% dos votos.
O resultado mostra um avanço de Bolsonaro em relação aos números das últimas pesquisas de intenção de voto, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Além disso, o atual mandatário terá palanques importantes de aliados que venceram as eleições para senado e governos estaduais, como os casos de Paraná, Brasília, Minas Gerais e Rio de Janeiro.