Projeto de Lei permite permanência de ‘pets’ em estabelecimentos abertos no Estado do Rio

Proposta também prevê permanência desses bichinhos em eventos esportivos.

Os animais domésticos de pequeno porte poderão entrar e permanecer em qualquer estabelecimento aberto, seja público ou privado. A determinação é do Projeto de Lei 5.311/22, de autoria do deputado Chico Machado (SDD), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta terça-feira (20/02), em primeira discussão. A medida ainda precisa passar por uma segunda votação em plenário.

O projeto também autoriza o ingresso destes animais e de cães-guia durante a realização de quaisquer eventos desportivos promovidos no Estado do Rio. Em ambos os casos, os animais devem estar acompanhados e em condições que assegurem a sua saúde e o seu bem-estar, bem como de todas as pessoas. A higiene do local também deve ser preservada.

A medida complementa a Lei 3.900/02, que instituiu o Código Estadual de Proteção aos Animais. “Defendemos que quem cuida de animais domésticos não pode ser privado da sua presença quando deseja exercer o direito constitucional ao esporte e ao lazer. Neste sentido, o ordenamento jurídico do Estado do Rio de Janeiro precisa avançar e consolidar a tutela desta esfera do direito”, explicou Chico Machado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

VR: Vigilância Ambiental alerta que mais de 80% dos focos de dengue estão dentro das casas

qua fev 21 , 2024
Prefeitura reforça medidas de combate ao Aedes aegypti e pede colaboração da população para eliminar os criadouros do mosquito A Vigilância Ambiental de Volta Redonda alerta que mais de 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, chikungunya e zika – estão dentro das residências dos moradores. […]